sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Nin hao!!

A cerim6onia acaba de começar e eu já estou em lágrimas. Que povo maravilhoso!!! Que cultura comovente e impressionante! Delicadezas jamais vistas por mim em qualquer cerimônia, passam pelos meus olhos num espetáculo de sonho, mostrando o melting pot maravilhoso que é a China e que a gente aqui conhece tão pouco. conhece pouco porque tudo isso, toda essa cultura milenar, ficou oculta infelizmente pela repressão. mas, por outro lado, essa mesma repressão permitiu que se preservasse nesse povo traços que hoje não veríamos mais se o intercâmbio tivesse sido intenso. Hoje, cientes do seu valor e orgulhosos de sua força, os chineses estão aptos a se abrir para o mundo sem medo e mais do que prontos para conquistar nossas mentes e mostrar que a China nào se resume a Pequim. Que ainda tem lugares distantes onde as relações sào praticamente feudais e megacidades ocidentalizadas. Uma China que me atordoa e fascina desde criança, uma China que em 1421 já cortava os mares, uma China que vai muito além do infeliz massacre da Praça da Paz Celestial e da perseguição aos dissidentes, uma China que precisou se fechar e se fortalecer para preservar suas coisasa boas, ainda que usando os piores métodos. Estou emocionada. Poucas vezes tive a oportunidade de ver tanto da China em tão pouco tempo. Nem mesmo nas minhas aulas de chinês.
Quando era criança, li um livro chamado A China que eu vi. Alí começou minha curiosidade pelo Pais que nos deu tantas inovacoes durante todos esses milenios, tanta manifestacoes culturais muitas vezes incompreendidaas pelo nosso pensamento cartesiano ocidental. Eu estou chorando, com uma felicidade infinita. Grata por estar recebedo este presente e lamentando nao estar la. Nao na festa em si, mas junto desse povo encantador e do qual tenho tanto orgulho por sua capacidade de inventar, de arriscar, de preservar, de ousar, de se reconstruir e reinventar, de ter orgulho ser chines.

Um comentário:

Marlene Koch disse...

Comprei num SEBUS o Livro "A China que eu vi" de Pearl S.Buck. EliSa Maria, ocorreu comigo o mesmo que com vc ao ler o livro. Na metade do livro, onde O Japão declara guerra à China -well, nesse momento me veio a curiosidade de saber em que ano foi escrito o livro. Procurei na net, nada achei mas penso que foi escrito um pouco antes ou durante a segunda guerra. Não terminei o livro ainda mas, fiquei curiosa sobre aquele povo, tão diferente e o livro é mesmo espetacular. Em alguns dos meus blogs eu já havia protestado sobre o fato do chinês se alimentar de carne de dog. Hoje.. minha idéia sobre eles vai além da alimentação e sim, virou curiosidade. Penso que os chineses quase conseguiram ser a raça perfeita... quase.