sexta-feira, 16 de maio de 2008

Incompreensão ou Ignorância???

Acho curioso que ainda hoje, em tempos de informação farta e fácil, as pessoas ainda tratem quem sofre de depressão a admite isso como se fosse uma frescura qualquer. Recusar um convite para uma noitada dizendo a verdade transforma-se naquele momento em que seu interlocutor diz: Ah, mas quando você chegar lá, isso passa!
Gente, depressão não é brincadeira. Ninguém fica deprimido ou é deprimido porque acha bacana. A dor que se sente em um período de crise é algo inexplicável. O medo é paralisante.
Ninguém pode imaginar o que é ir dormir bem e acordar mal porque seu cérebro não recebeu, por algum motivo qualquer, as substâncias que você precisa para manter nos lábios o sorriso que seus amigos adoram, para impedir as lágrimas, para conseguir ter energia e manter sua rotina.
Passada a crise, vem o medo de ter que enfrentar outra. Leva um tempo até você conseguir respirar novamente, sem tensão, sem medo. É difícil viver assim, muito. Cada dia que se passa sem pensar em crise é uma vitória. E cada vez que se enfrenta uma crise e vence, é um renascer.
Por isso, peço àqueles que acham que quando sou sincera e digo que não vou sair porque estou com depressão que entendam que não estou brincando. E que não tornem tudo mais difícil com comentários como o que citei acima. Notem que, quando aviso, sequer estou pedindo ajuda, apenas dizendo a verdade porque acho que as pessoas devem saber.
E deixo aqui uma sugestão: informem-se sobre esse assunto. E não condenem uma pessoa só porque ela tem a coragem de falar abertamente sobre algo que lhe causa tanta dor.

Nenhum comentário: